Tênis de corrida: furos extras têm utilidade

Diversas dúvidas sobre os tênis de corrida de rua rolam por aí: “Qual é o melhor para o meu estilo de corrida?”, “O que fazer para manter os meus pisantes por mais tempo?”, “Como os tênis devem ser limpos?”… Mas tem um questionamento, que às vezes até passa batido: afinal, para que servem aqueles dois furinhos que ficam na parte superior do calçado e que quase nunca são usados?

Eles não estão ali por acaso. Aqueles dois buraquinhos extras que parecem não servir para nada, na realidade, ajudam na segurança durante a corrida de rua. Se eles forem usados da maneira correta, ajudam a amarrar os tênis de corrida de maneira que eles fiquem mais fixos nos pés, o que resulta em menos atrito do calcanhar com o cabedal, com a sola do tênis e evita as temíveis bolhas nos pés. Geralmente, o problema aparece em treinos maiores ou em provas longas, já que os pés são mais requisitados nesse tipo de percurso. E apesar de não ser uma lesão grave, ela é uma das mais comuns entre os corredores. Isso porque ela surge em uma camada de proteção entre a epiderme e a derme, um mecanismo de defesa do corpo. Assim, estar longe das bolhas usando estratégias simples é muito bem-vindo para quem corre.

Como usar os furinhos?

O vídeo abaixo (em inglês), feito pela empresa de acessórios Illumiseen, mostra o que você deve fazer para amarrar corretamente os seus tênis de corrida, antes de sair para treinar.

O processo é simples e não fará com que você perca mais tempo com a amarração. Primeiro, passe o cadarço no último furinho, sem puxá-lo até o final, criando loops com os fios. Em seguida, passe a ponta do cadarço oposto por dentro do loop e, aí sim, puxe os fios até que eles se ajustem ao seu pé. Em seguida, dê o laço normalmente, como você já costuma fazer. Isso fará com que o ajuste do tênis de corrida fique melhor, além de proporcionar uma corrida mais confortável e segura.

Fonte: ativo

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *