SAIBA COMO EVITAR PROBLEMAS NOS JOELHOS COM OS CALÇADOS IDEAIS

O tipo de sapato que você utiliza no dia a dia influencia diretamente na saúde de seus membros inferiores e de suas articulações, podendo ocasionar problemas nos joelhos, tornozelos, pés e até na coluna.

Essas estruturas são as responsáveis por sustentar e distribuir o peso do corpo, absorver e amortecer os impactos cotidianos enquanto andamos ou praticamos esportes. Assim, a escolha de calçados adequados ajuda a prevenir dores e lesões.

A seguir, explicaremos como sapatos impróprios podem afetar a saúde de seus joelhos e como fazer a melhor opção para evitar esses tipos de problemas. Confira!

COMO A ESCOLHA DO SAPATO PODE EVITAR PROBLEMAS NOS JOELHOS

A articulação subtalar, localizada abaixo do osso do tornozelo, é a responsável por absorver e amortecer os impactos provenientes do solo. Isso ocorre por meio de nossos pés e joelhos.

Para distribuir as cargas pelo corpo, essa estrutura se move para dentro a fim de minimizar o choque. Esse processo é chamado de movimento de pronação.

Contudo, em boa parte das pessoas, há um desequilíbrio da rotação para dentro (pronação) ou para fora (supinação) na articulação subtalar, o que gera dores e lesões nos tornozelos e nos joelhos. Afinal, o que está se passando é uma sobrecarga disforme nessas estruturas.

PRINCIPAIS PROBLEMAS NOS JOELHOS CAUSADOS PELO CALÇADO INADEQUADO

É aqui que entra a importância do sapato adequado. Calçados com solados mais flexíveis — de até 3 centímetros de altura — e amortecimento são considerados os ideais para absorver a carga e estabilizar os movimentos dos tornozelos.

Além disso, eles são fabricados especificamente para alinhar a pisada e evitar dores e problemas nas articulações, como desalinhamento em valgo ou varo, tendinites e torções.

A utilização incorreta de calçados específicos para corrigir ou minimizar esses problemas pode elevar o desgaste das articulações, provocar dores internas e causar estiramentos nas estruturas laterais dos joelhos.

Essas alterações biomecânicas também podem acentuar problemas como artrite e artrose e se estender às outras estruturas, como à parte lombar da coluna e ao quadril.

COMO ESCOLHER O CALÇADO IDEAL

A escolha do sapato adequado ao seu tipo de pisada, além de proporcionar maior conforto e estabilidade, também reduz as chances de dores e problemas nos joelhos e demais articulações.

Quando há rotação excessiva para o lado interno e o peso do corpo é jogado em direção à parte de dentro dos pés (pisada pronada), deve-se optar por calçados com amortecimento reforçado na lateral externa do calcanhar e na parte interna da sola. Outra opção é investir em palmilhas ortopédicas.

Já para aqueles que possuem arcos dos pés bastante acentuados e que rotacionam para o lado externo (pisada supinada), o ideal são os calçados com amortecimento total, com estabilidade suficiente para diminuir os riscos de lesões. Palmilhas com elevação na cunha externa também ajudam a minimizar o problema.

Agora que você já sabe qual tipo certo de calçado para utilizar de acordo com a sua pisada, compartilhe esse post para que seus amigos também evitem problemas nos joelhos e outros lesões mais graves!

Fonte: meupedeconforto

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