entenda cada parte do seu tenis

Entenda cada parte do seu tênis

Para escolher e cuidar do seu tênis é preciso conhecer muito bem todas as partes que o compõe. Esse tipo de calçado conta com oito camadas, cada uma com suas vantagens, oferecendo conforto enquanto você pratica exercícios ou simplesmente caminha no dia a dia.

Conheça melhor as partes do seu tênis

Cabedal É a parte de fora do tênis, o seu corpo, incluindo a lingueta (ou língua). Essa parte tem a função de proteger seus pés, dar conforto e é a parte que as empresas capricham mais para chamar sua atenção.
Palmilha Camada responsável pela postura correta do seu pé dentro do tênis. Em alguns modelos, a palmilha pode ser removida para facilitar a limpeza.
Entressola Essa parte você já não enxerga com facilidade. Ela está localizada entre o cabedal e o solado e abriga espumas e amortecedores responsáveis por absorver impactos e controlar os movimentos do tênis.
Sola externa É fabricada conforme a necessidade de cada atividade física para adequar-se aos seus pés e ao tipo de solo que estará em contato. A sola deve adaptar-se a cada parte do pé e garantir tração e estabilidade na medida certa.
Calcâneo Localizado na parte de trás do calçado, é responsável pela estabilidade, pela impulsão e pelo amortecimento.
Médio-pé (ou Talão) Estrutura feita de material duro e resistente, responsável pela sustentação do calcanhar e posicionamento do tornozelo dentro do calçado. Os tênis para caminhada e os tênis para corrida devem conter reforço especial no médio-pé para firmar seu pé e evitar torções.
Ante-pé É o “bico” do tênis, que é ligeiramente levantado para facilitar a passada, dobrando quando os pés se movem. Em alguns modelos, como nas chuteiras de futebol, eles são duros e resistentes para proteger os pés das topadas com a bola.

 

Agora que você sabe mais sobre cada parte do tênis fica mais fácil entender a importância de manter o seu calçado sempre em dia. Se está na hora de você comprar um tênis novo, invista em modelos de qualidade: se essas partes estiverem confortáveis nos seus pés, melhor será a prática de exercícios. Isso sem falar na segurança enquanto você se movimenta.

Fonte: Zoom

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *