Como Restaurar Sapatos de Camurça Molhados

O sapato de camurça nada mais é do que um couro desgastado, rasgado e envelhecido para adquirir a aparência de feltro. Como o material já foi “destruído”, ele rejeita a água bem menos do que o couro. É importante tratar a camurça com antecedência para mantê-la limpa e em bom estado, mas em alguns casos a única opção é lavar e secar sapatos molhados que não tenham sido tratados.

veja como limpar outros tipos de sapatos.

1 – Secando o sapato de camurça molhado de maneira segura.

próximos a um aquecedor, pois o calor excessivo pode fazer com que a camurça entorte e rache. Simplesmente tire os sapatos e deixe-os em um local seco.

  • Não tente remover manchas enquanto os sapatos ainda estiverem molhados, pois isso pode danificar a textura macia de feltro da camurça.

2 – Caso o sapato esteja encharcado, encha-o com lenços de papel ou jornal, preenchendo completamente o espaço interno do calçado.

Quando o couro ou a camurça ficam molhados, eles se contraem. Ao secar, o material permanecerá encolhido e o couro poderá rachar quando você colocar o sapato. Para evitar tal problema, enrole um pouco de papel e encha o sapato como se um pé estivesse dentro dele. Não coloque papel demais, de forma que a costura rasgue ou o sapato fique estufado. Coloque apenas papel suficiente para absorver a água e ajudar a manter o formato do sapato.
  • Insira pelo menos um pedaço de papel até o fundo do sapato.
  • A tinta do jornal molhado pode sujar o sapato. Isso geralmente não é um problema, tendo em vista que a mancha ocorrerá na parte de dentro do calçado. De qualquer forma, é recomendável tomar cuidado.

3 – Escove a lama ou sujeira do sapato levemente utilizando uma escova de camurça ou nylon.

Você também pode utilizar uma escova de unhas ou uma escova de dentes se não tiver outros tipos de escova disponíveis. Faça movimentos leves na direção dos pelos da camurça, escovando quaisquer resíduos de sujeira. Não se preocupe em deixar o sapato em condições perfeitas — evite esfregar a camurça molhada se possível.

4 – Saiba que a água não arruinará o sapato, desde que espere o tecido secar.

Não esfregue ou escove a camurça vigorosamente. Quando molhados, os pelos da camurça endurecem e ficam quebradiços, tornando-se mais suscetíveis a rasgos. Quando o sapato ficar manchado ou molhado, resista à tentação de secá-lo manualmente. Com apenas um pouco de paciência, é possível restaurar os danos do sapato.

  • Não é possível restaurar sapatos de camurça se a camada exterior tiver sido danificada. Depois de arruinada, a textura de feltro não voltará ao estado original.
5 – Massageie o sapato seco com uma escova de camurça para restaurar a textura macia do tecido.
Quando os sapatos já estiverem limpos e completamente secos, utilize uma escova de camurça para massagear as fibras de volta à posição original. Faça pequenos movimentos circulares, massageando todas as áreas do sapato até que as fibras estejam macias e brilhantes. Embora sapatos velhos geralmente não possam ser restaurados até o aspecto original, ainda é possível melhorar bastante a condição deles.
6 – Aplique um spray protetor de camurça para evitar que os calçados se danifiquem ainda mais.
Os sapatos de camurça podem durar em qualquer ambiente, desde que as precauções necessárias sejam tomadas. A maioria dos sapatos de camurça deve ser tratada com sprays próprios para o material; fazê-lo pode ser trabalhoso, mas os benefícios valem a pena. Um spray protetor manterá os sapatos secos, evitando manchas e preservando a maciez do revestimento externo durante anos.
fonte: wikihow
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *