Como limpar os seus sapatos na máquina de lavar

Quando o tempo está nublado ou chuvoso, é comum que os nossos sapatos sofram com a mudança de temperatura e fique parecendo que corremos uma maratona por um campo de futebol. Grama, barro e manchas pelo calçado inteiro são inevitáveis. Infelizmente, nem sempre esfregar no tanque ajuda a limpar toda a sujeira. E agora? Você pode colocar o seu sapato na máquina de lavar? Aqui estão 10 coisas que você precisa saber sobre os seus sapatos:
  1. Tênis de tecido ou de material sintético podem ser colocados na máquina de lavar. O mesmo não pode ser dito para os sapatos de couro. Estes ficam porosos e podem se tornar quebradiços em alguns lugares. Sapatos de couro devem ser limpos com bastante cuidado e no máximo com uma água morna.
  2. Pedras pequenas e manchas mais difíceis, precisam ser removidas à mão antes da lavagem. Para fazer isso, esfregue os sapatos no tanque com uma escovinha antes de colocar na máquina.
  3. Antes de colocar o calçado na máquina, remova todas as peças soltas. Como, por exemplo, o cadarço ou as palmilhas.
  4. Para a lavagem, você pode colocar os seus sapatos dentro de uma fronha ou de um saco protetor para lavar roupas. Assim, você protege não somente qualquer parte de metal do sapato de se soltar mas também a máquina de qualquer dano.
  5. Você pode usar sabão em pó ou detergentes normais para a lavagem. Se preferir, pode usar até um sabão para roupas delicadas. No entanto, é proibido usar amaciante! O amaciante pode destruir os materiais do calçado, pode remover a cola do solado, por exemplo.
  6. Como os sapatos são feitos de diferentes tipos de materiais, você nunca deve lava-lo com uma temperatura maior que 30 graus. Em uma temperatura mais alta, pode ocorrer uma deformação no seu formato.
  7. Nunca centrifugue os sapatos! A centrifugação forte pode danificar partes importantes do calçado, como o amortecedor.
  8. Para secar bem e manter a forma dos calçados recém-lavados, você pode colocar jornal ou papel toalha dentro dele após a sua lavagem. Mas não exagere na quantidade, pois estufar o calçado pode alterar o seu formato irreversivelmente. Não se esqueça de trocar o papel ou jornal com frequência para não mofar.
  9. Para acelerar a secagem, você pode colocá-lo próximo a um radiador, aquecedor ou até mesmo atrás da geladeira, junto à grade. É possível até usar um ventilador para secar o seu calçado! Coloque o sapato em frente ao ventilador na velocidade máxima, mesmo com o ar frio ele secará mais rápido.
  10. Após a lavagem, quando os sapatos já estão limpos e secos, invista em um creme ou spray impermeável, para manter o seu sapato limpo por mais tempo.

___________

Para facilitar a preparação, aqui está um check list rápido para você limpar os seus sapatos com sucesso:

  1. Antes de colocar na máquina, remova a sujeira mais grossa à mão.
  2. Remova todas as peças soltas (cadarço, palmilha, etc.) e insira tudo em uma bolsa de proteção ou fronha antes de colocar na máquina de lavar.
  3. Nunca lave calçados acima de 30 graus.
  4. Não centrifugue, use o ciclo de lavagem para roupas delicadas.
  5. Para secar os sapatos mais rápido, use jornal ou papel toalha, mas cuidado para não estufar o material!

Fonte: stylight

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *