Aprenda como escolher o tênis certo para cada look e ocasião

Símbolos de rebeldia no passado, os tênis estão hoje presentes no nosso dia a dia como parte indispensável do vestuário feminino. Leves e confortáveis, eles invadiram os ambientes de trabalho, os eventos sociais e até compõem muitas tendências de moda.

Segundo a personal stylist Juliana Ariza, apesar de sermos apaixonadas por eles, é preciso evitar exageros e saber combinar os modelos com o seu look e o momento. No álbum a seguir, ela dá as dicas para você arrasar no visual nas ocasiões certas. Além disso, Fabio Leme de Oliveira Pinto, coordenador de Ortopedia do Hospital San Paolo e membro da clínica North Trauma de Ortopedia e Traumatologia, mostra como usar os tênis com sabedoria e cuidar dos seus pés, pernas e joelhos. Confira!

Estilo All Star

 

Reprodução

Reprodução

Pode ser combinado com tudo: jeans, shorts, saias e vestidos. Mas se encaixa melhor em situações casuais. Se você quiser ousar com um visual mais descolado, inspire-se nas celebridades que usam os seus pares com roupas sociais. Mesmo tendo um formato mais largo – e espaçoso para a ponta dos pés –, o solado mais duro não é ideal para a prática de esportes ou para caminhadas longas, que sobrecarregam os pés e os joelhos.

Tênis de corrida

Reprodução

Reprodução

Com um design mais fechado, cadarços bem cruzados e a sola fazendo um “bico” na ponta para facilitar a passada, é ótimo para a prática de atividades esportivas, dentro e fora da academia. O solado macio e os amortecedores aliviam o trabalho dos joelhos. Evite usar em outras ocasiões para não ocorrer o desgaste prematuro do tênis. Além disso, como as cores e os detalhes normalmente são mais fortes e extravagantes, até com tons fluorescentes, não ajudam na combinação com peças que não sejam feitas para a malhação.

Estilo trilha

Reprodução

Reprodução

Geralmente encontrados nas cores preto, marrom, verde e bege, são mais fáceis de combinar do que os tênis de corrida. Por isso, muitas mulheres usam como complemento de um visual despojado, com calça ou bermuda, por exemplo. O solado firme e aderente é indicado para enfrentar terrenos irregulares. Além disso, os materiais leves e os acabamentos vazados deixam esse tipo de tênis arejado, o que favorece uma secagem rápida, ideal para evitar bolhas e outros problemas nos pés durante ou após trilhas com rios ou lama.

Sapatênis

Reprodução

Reprodução

São os reis das ocasiões informais e das “sextas-feiras casuais” das empresas. Porém, não se engane: jamais devem substituir os calçados sociais. Ficam muito bem com jeans, bermudas, shorts e saias, mas não com pantalonas, por exemplo. Para complementar a produção, aposte em camisas e blazers. Apesar de tentar ser mais formal do que outros modelos, é muito mais confortável do que os sapatos. Fazer exercícios com eles está proibido.

Estilo skatista

Reprodução

Reprodução

Muitas mulheres usam esse modelo pelo conforto que oferece. Você pode fazer uma boa combinação com roupas mais largas e despojadas, como bermudas jeans desfiadas ou rasgadas, além de acessórios, por exemplo, gorros, lenços e bonés. A base mais larga dá estabilidade à passada. Já o espaço interno maior permite que os tornozelos fiquem livres, sobretudo quando se deixa os cadarços frouxos. Por isso, é preciso ter cuidado nas primeiras caminhadas até se acostumar, evitando uma torção ou alguma lesão grave.

Sneaker

Reprodução

Reprodução

Essa opção de cano longo é mais fashion e tem salto embutido na sola. A melhor forma de usá-lo é com calças skinny, shorts ou saias, além de camisetas e moletons na parte de cima, sempre em situações casuais. Cuidado ao fazer caminhadas com ele, pois o salto pode sobrecarregar a parte anterior do pé (dedos e peito) e causar dores. Além disso, devido à altura e ao cano longo muito maleável – que não dá proteção contra torções –, nunca deve ser usado para praticar esportes.

Estilo keds

Reprodução

Reprodução

O modelo, que já existe há mais de 90 anos, tem design simples ideal para um visual bem feminino. Pode ser usado com jeans, vestidos, calças capri, shorts e saias, além de blusas coloridas ou mais delicadas. Se você optar por uma variação estampada ou com vários tons, aposte em composições mais básicas. Leve e com interior acolchoado, é muito comum nos ambientes de trabalho. Mas atenção: para quem já tem problemas na planta do pé (como inflamações), vale usá-lo com uma palmilha de silicone.

Estilo coturno

Reprodução

Reprodução

Esse modelo está de volta com a moda do militarismo, em versões tradicionais de cano bem longo, de cano mais curto, decoradas com spikes e com estampas que remetem a peles de animais. Fica ótimo com calças tradicionais, legging e shorts, ideais para mulheres altas e com pernas mais finas. E lembre: o seu formato limita um pouco o movimento dos tornozelos, o que não faz bem para a rotina do trabalho ou para a prática de esportes.

Fonte: bonde

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *